Trabalhamos com uma perspectiva individualizada e personalizada de ensino, com o objetivo de contribuir para que cada aluno construa sua identidade e trajetória escolar, desenvolvendo ao máximo o seu potencial.
Utilizamos os conceitos de cultura “maker” que aproxima o pensar do fazer, com o objetivo de desenvolver projetos, pensando e solucionando problemas concretos. Desenvolvemos competências a partir de situações que exijam reflexão, análise e tomada de decisão, de forma criativa e significativa.
O construtivismo trouxe inúmeras contribuições para a educação contemporânea. Muitas das práticas mais inovadoras da educação no mundo de hoje foram elaboradas a partir deste conceito de ensino, na medida em que as crianças foram, pouco a pouco, sendo inseridas no centro do processo pedagógico, como sujeitos ativamente participantes. Para alcançar este último objetivo, diversas práticas foram desenvolvidas, como aquelas voltadas para trabalhos com projetos.
Os eixos de trabalho referenciam a prática por projetos em nosso Ensino Fundamental 1 e 2, na medida em que definem temas de trabalho no âmbito da autonomia, da cidadania e das competências. O currículo (obrigatório, pela Base Nacional Comum Curricular, bem como o complementar da Escola Pedra da Gávea) é desenvolvido neste enfoque, a partir de temas e projetos que são socializados e construídos junto aos alunos, dentro das respectivas fases de desenvolvimento.
Aliado a isso, temos os pilares estruturantes da escola que, além de complementarem o currículo obrigatório, trazem conceitos de uma escola que é voltada para as necessidades do mundo atual. Sustentabilidade, Cidadania Global, Cultura Digital e Múltiplas Expressões, constituem uma parte importante de nosso Projeto Político Pedagógico e sinalizam para uma formação integral do ser humano.
Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato conosco e ficaremos felizes em responder às suas questões.